Presidente do IRB é agraciado com a imposição do Colar do Mérito do TCE do Rio de Janeiro

Em comemoração ao seu aniversário de 132 anos, no próximo dia 3 de novembro, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) realizou, nesta sexta-feira (1º/11), em seu auditório, a Sessão Plenária Solene de Imposição do Colar do Mérito do TCE-RJ. Instituída em 2022, a comenda destina-se a agraciar personalidades e organizações, instituições e entidades dos poderes públicos e da sociedade civil em geral que tenham prestado notáveis serviços ao País ou ao Estado do Rio de Janeiro, particularmente em questões relacionadas com o controle externo da Administração Pública.

Edilberto Pontes Lima - Presidente do IRB é agraciado com a imposição do Colar do Mérito do TCE do Rio de Janeiro

“Esta Sessão Solene de imposição do Colar do Mérito do TCE-RJ reveste-se de um simbolismo especial. No próximo dia 03 de novembro, o nosso Tribunal completará 132 anos de existência, uma longa e honrosa trajetória de bons serviços prestados ao Controle Externo e à Administração Pública”, declarou o Conselheiro-Presidente da Corte de Contas fluminense e Diretor de Desenvolvimento e Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB), Rodrigo Melo do Nascimento, ao abrir oficialmente a sessão.

O Presidente do TCE-RJ destacou que essa é a terceira sessão de imposição do Colar, desde a sua instituição, e os agraciados com a honraria simbolizam carreiras profissionais e trajetórias de vida inspiradoras para toda a Administração Pública brasileira. “O histórico dos agraciados com a imposição do Colar, por seus conhecimentos e contribuições para toda a sociedade, engrandece e dignifica este Tribunal de Contas e a entrega da honraria”, destacou.

Nesse mesmo sentido, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado do Rio de Janeiro (MPC-RJ), Henrique Cunha de Lima, enalteceu as contribuições de cada um dos agraciados. “É importante sempre reforçar que são pessoas merecedoras da homenagem, por se dedicarem diuturnamente ao interesse público e benefício da sociedade”, pontuou.

Edilberto Pontes Lima - Presidente do IRB é agraciado com a imposição do Colar do Mérito do TCE do Rio de Janeiro

O Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Edilberto Pontes, foi o primeiro agraciado desta sessão a receber a imposição do Colar do Mérito do TCE-RJ, pelas mãos do Conselheiro Rodrigo Nascimento. “O Conselheiro Edilberto Pontes é um dos maiores expoentes do Controle Externo brasileiro, está fazendo uma presidência magnifica à frente do IRB, e nós fizemos juntos vários eventos exitosos de capacitação. Vossa Excelência dignifica o Sistema de Controle Externo brasileiro e merece esta honraria”, salientou o Presidente do TCE-RJ.

Edilberto Pontes foi o responsável por proferir o discurso representando todos os agraciados com a comenda. “Esta honraria a mim concedida transcende o âmbito individual; ela representa o compromisso de cada um de nós com a integridade e eficiência de nossas instituições”, pontuou.

Edilberto Pontes Lima - Presidente do IRB é agraciado com a imposição do Colar do Mérito do TCE do Rio de Janeiro

Na oportunidade, ao discorrer sobre o legado histórico do TCE-RJ durante esses 132 anos de existência, o Presidente do IRB citou os vencedores do Prêmio Nobel de Economia de 2024, Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson, destacando a importância de instituições inclusivas, e como elas podem promover o crescimento econômico sustentável.

“Renovo meu agradecimento ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro por nos conceder essa honraria, e que esse colar do mérito seja para mim, e para todos os aqui agraciados, um símbolo da dedicação coletiva para construção de um futuro com instituições justas e inclusivas, e de uma sociedade na qual cada cidadão seja guardião da Democracia e do desenvolvimento”, finalizou.

Edilberto Pontes Lima - Presidente do IRB é agraciado com a imposição do Colar do Mérito do TCE do Rio de Janeiro
Back to Top