Curso de Estudos Avançados do IRB promove imersão em temas contemporâneos na Faculdade de Direito da USP

O Instituto Rui Barbosa (IRB) deu início, na manhã desta segunda-feira (4/8), à segunda edição do Curso de Estudos Avançados, que reúne, até o dia 7 de agosto, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Conselheiros de Tribunais de Contas de todo o país. O curso, organizado e certificado pelo IRB e a USP, tem como objetivo promover uma imersão em estudos e debates sobre os principais temas das agendas política, econômica e social, tanto no cenário nacional quanto internacional.

Edilberto Pontes Lima - Curso de Estudos Avançados do IRB promove imersão em temas contemporâneos na Faculdade de Direito da USP

Na abertura do evento, o Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, agradeceu à Universidade de São Paulo e à Faculdade de Direito pela acolhida, com menções especiais aos professores Ignácio Poveda, coordenador acadêmico do curso, Ana Carla Bliacheriene e Luciano Araújo, além de toda a equipe do Instituto envolvida na realização do encontro. Pontes também destacou sua gratidão aos Conselheiros participantes, bem como aos professores e palestrantes que aceitaram o convite para contribuir com a formação.

Edilberto Pontes Lima - Curso de Estudos Avançados do IRB promove imersão em temas contemporâneos na Faculdade de Direito da USP
Foto:Cesar Viegas

Durante sua fala, o Presidente do IRB ressaltou a transformação do papel dos Tribunais de Contas ao longo do tempo. “Antes vistos como guardiões da contabilidade e da execução orçamentária e financeira, hoje enfrentamos a necessidade de compreender os fenômenos contemporâneos. Em um mundo cada vez mais complexo e em rápida transformação, se não estivermos atualizados, corremos o risco de nos tornarmos instituições desconectadas do espírito do tempo”, afirmou. Para ele, essa compreensão é a base das discussões promovidas pelo curso.

Edilberto Pontes também abordou temas centrais da atualidade que exigem respostas urgentes das instituições públicas. Destacou os riscos à democracia, que está “em constante questionamento”, e a necessidade de fortalecer a integridade e a governança para recuperar a confiança da sociedade. Mencionou ainda o agravamento das mudanças climáticas, com referência ao “ponto de não retorno” e aos efeitos devastadores das enchentes no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Outro tema de destaque foi a inteligência artificial generativa, considerada uma “mudança disruptiva” que pode gerar desemprego em massa e concentrar ainda mais a renda. Citando o autor Yuval Harari, o Conselheiro pontuou os riscos de autodestruição da humanidade, e defendeu a regulação da IA para que ela funcione como ferramenta de produtividade e não de ameaça à civilização.

Edilberto Pontes Lima - Curso de Estudos Avançados do IRB promove imersão em temas contemporâneos na Faculdade de Direito da USP
Foto:Cesar Viegas

Por fim, o Conselheiro enfatizou que o curso também se propõe a fortalecer a integração entre os Tribunais de Contas. “A interação entre Conselheiros, Membros e Procuradores aumenta a confiança, permite a troca de experiências e a solução de problemas que, muitas vezes, já foram superados em outros estados. É uma forma de evitar que os Tribunais funcionem como ilhas, isolados uns dos outros”, explicou. Para ele, em tempos difíceis e marcados por crises permanentes, é essencial que as instituições públicas reflitam sobre esse contexto de forma sistêmica, indo além da análise individualizada das contas. O objetivo principal, concluiu, é que os Tribunais de Contas saiam deste curso “mais unidos, mais conectados e mais preparados para enfrentar os desafios do nosso tempo”.

Logo após a fala do Presidente do IRB, o Diretor da Faculdade de Direito da USP, Professor Celso Antonio Campilongo, deu as boas-vindas aos participantes, destacando a satisfação da instituição em sediar o Curso de Estudos Avançados. Ele iniciou sua fala lembrando que, embora alguns já frequentem a faculdade com regularidade e outros tenham realizado cursos no local, muitos estavam visitando o espaço pela primeira vez. “Sejam todos muitíssimo bem-vindos à nossa escola. Sintam-se em casa, sintam-se muito bem recebidos aqui na faculdade, porque para nós é uma grande honra hospedar a todos vocês e a este evento”, afirmou.

Edilberto Pontes Lima - Curso de Estudos Avançados do IRB promove imersão em temas contemporâneos na Faculdade de Direito da USP
Foto:Cesar Viegas

O Diretor também expressou reconhecimento ao trabalho do professor Ignácio Poveda, coordenador acadêmico do curso, destacando seu zelo e dedicação na organização da atividade. “Ele sempre se esmera nos detalhes, capricha muito em tudo o que conduz aqui na faculdade. Já é a segunda edição deste curso, que tem sido bastante exitosa”, observou.

Agradeceu ainda ao Conselheiro Edilberto Pontes e ao Instituto Rui Barbosa pela parceria institucional, ressaltando o simbolismo do espaço em que estavam reunidos: “Estávamos agora há pouco na sala da diretoria, e lá há apenas um quadro pendurado na parede: o de ninguém menos que Rui Barbosa”, comentou, enfatizando o orgulho da faculdade em manter viva a memória do jurista que dá nome ao IRB.

Programação

Edilberto Pontes Lima - Curso de Estudos Avançados do IRB promove imersão em temas contemporâneos na Faculdade de Direito da USP
Foto:Cesar Viegas

Ao longo da semana, os participantes da segunda edição do Curso de Estudos Avançados do IRB participarão de uma programação focada nos temas mais relevantes da sociedade contemporânea e suas implicações para o Controle Externo.

Logo no primeiro dia (4/8), os Professores Doutores Elival da Silva Ramos e Cláudio Antonio Machado Filho, ambos da Universidade de São Paulo, abrem os debates com reflexões sobre “Democracia e Governança no Século XXI”, explorando suas tendências e desafios em escala global.

A programação segue na terça-feira (5/8) com foco na inovação. Os Professores Doutores da USP, Ana Carla Bliacheriene e Luciano Araújo, abordarão “Inteligência Artificial e o Setor Público”, enquanto o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO), Professor Doutor Marco Anthony Villas Boas, discutirá os “Desafios Éticos da Inteligência Artificial”, aprofundando-se nas implicações sociais, morais e jurídicas da IA no contexto da administração pública.

Na quarta-feira (6/8), os debates giram em torno da responsabilidade ambiental. O Promotor de Justiça Paulo César Zeni, do Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul (MP-MS) e Membro Auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), abordará as oportunidades de inovação na proteção ambiental e o papel dos órgãos de controle. Já o Doutor Marcos Silveira Buckeridge, Professor Titular do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, encerrará o dia com a palestra “Mudanças Climáticas e Responsabilidade do Estado”.

Encerrando o curso, na quinta-feira (7/8), o Secretário Extraordinário para Transformação do Estado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal, Professor Doutor Francisco Gaetani, discutirá “As Perspectivas e Desafios do Estado e da Administração Pública”. Na sequência, o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar Rodrigues, apresentará reflexões sobre as transformações no mundo do trabalho e os impactos da reforma administrativa.

Além das aulas e dos intensos debates, os participantes também terão a oportunidade de vivenciar momentos de integração por meio de uma programação cultural ao final de cada dia, reforçando o ambiente colaborativo e o fortalecimento institucional que caracterizam esta nova edição do Curso de Estudos Avançados do IRB.

Tags: Controle ExternoEstudos AvançadosirbTribunal de Contas

Whatsapp Facebook Flickr Instagram Youtube Linkedin X-twitter

Back to Top