O VI Simpósio Nacional de Educação (SINED) foi iniciado na noite dessa terça-feira (04/06), no Teatro Sesc Cajuína, em Teresina-PI. O evento é uma ação promovida pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico de Educação (CTE-IRB), com a parceria do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), e tem por objetivo fomentar o debate técnico sobre a educação em todos os seus aspectos, ressaltando a necessidade da união de esforços de todas as esferas de Poder, e da sociedade, na construção de um modelo educacional mais eficaz.
Solenidade
A solenidade de abertura do VI SINED contou com a participação de Membros e servidores dos Tribunais de Contas de todo o Brasil; dos Presidentes das Entidades representativas do Sistema de Controle Externo brasileiro; autoridades locais e nacionais dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; gestores e especialistas na área da educação, bem como os demais públicos interessados no tema.
O Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, destacou em seu discurso que o tema educação entrou definitivamente na agenda dos Tribunais de Contas com toda a relevância e cuidado merecidos, avaliando as diretrizes dessa Política Pública a partir de um olhar técnico, desapegado de ideologias. “O importante é testar a Política Pública, avaliar se dá certo, longe de quaisquer ideologias, e depois de verificar sua efetividade, aplicá-la em outros estados e municípios, respeitando as características de cada um deles”, declarou.
O VI SINED conta com o apoio institucional da Atricon, do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (AUDICON).