Colar do Mérito de Contas: Presidente do IRB é agraciado com a maior comenda concedida pelo TCE Amazonas

Na manhã desta quarta-feira (21/08), o Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Edilberto Pontes, foi agraciado com a outorga do “Colar do Mérito de Contas”, maior comenda concedida pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) às personalidades, nacionais e internacionais, que tenham contribuído de maneira notável para o aprimoramento da gestão pública, o fomento da transparência nas contas governamentais e a promoção da eficiência na utilização dos recursos públicos no estado do Amazonas.

Edilberto Pontes Lima - Colar do Mérito de Contas: Presidente do IRB é agraciado com a maior comenda concedida pelo TCE Amazonas

A comenda foi entregue pela Presidente da Corte de Contas amazonense, Conselheira Yara Amazônia Lins, que destacou em seu discurso a conduta íntegra e o compromisso social dos homenageados. “Hoje, celebramos não apenas os homenageados, mas também os valores que eles apresentam, como integridade, ética e dedicação ao serviço público. A outorga do Colar do Mérito de Contas vai além de uma homenagem, é um símbolo do nosso compromisso contínuo com a transparência e responsabilidade na gestão pública, e os homenageados de hoje são exemplos que nos inspiram a seguir este caminho”, declarou.

Edilberto Pontes Lima - Colar do Mérito de Contas: Presidente do IRB é agraciado com a maior comenda concedida pelo TCE Amazonas

Ao fazer uso da palavra, o Conselheiro Edilberto Pontes enfatizou sua satisfação ao ser homenageado com a comenda do TCE-AM. “É uma alegria e uma honra receber o Colar do Mérito de Contas deste ilustre Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Para mim, é um momento muito significativo, pois essa distinção não é apenas um reconhecimento pessoal, mas ao trabalho coletivo realizado por tantas pessoas e instituições que se dedicam ao fortalecimento do controle externo no Brasil”, pontuou.

Na oportunidade, o Presidente do IRB enalteceu o papel pioneiro do TCE Amazonas na defesa do desenvolvimento sustentável, “sinto-me sinceramente grato por ser reconhecido por uma organização tão respeitada. Tenho a mais profunda admiração pela atuação do TCE do Amazonas, que é exemplo de transparência e cuidado com a sociedade, especialmente por suas ações voltadas à proteção ambiental, que envolve auditorias e educação ambiental na proteção da Amazônia, destacando-se nacional e internacionalmente por sua excelência”.

Por fim, citando os versos do poeta amazonense Thiago de Mello, Edilberto Pontes destacou a importância de se trabalhar com otimismo e esperança num futuro melhor para todos. “Cito o verso de Thiago de Mello, o poeta amazonense, que diz ‘Faz escuro, mas eu canto, porque a manhã vai chegar’. Esse verso nos lembra de continuar trabalhando com esperança, mesmo diante das adversidades, confiando que nossos esforços de hoje, ajudarão a construir um amanhã melhor”, concluiu.

Edilberto Pontes Lima - Colar do Mérito de Contas: Presidente do IRB é agraciado com a maior comenda concedida pelo TCE Amazonas

A solenidade de outorga do Colar do Mérito de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas ocorreu durante o evento intitulado “A importância da Transparência Pública e Controle Social na Gestão Pública”, com uma palestra ministrada pelo Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Edilson Silva, que também recebeu o Colar.

Foram agraciados, também, com a comenda do TCE-AM os Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM): Maria das Graças Pessôa Figueiredo, Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro, Délcio Luís Santos, Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho, Mirza Telma de Oliveira Cunha e Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques; o Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Desembargador Ailton Gentil; além do CEO da Rede Amzônica, Phelippe Daou Junior, e o Presidente da Rede Calderaro de Comunicação, Dissica Tomaz Calderaro.

Back to Top