Teve início na manhã desta segunda-feira (04), no Windsor Barra da Tijuca, no estado do Rio de Janeiro, o curso “Quantificação de Benefícios gerados pelos Tribunais de Contas”, voltado aos Membros e servidores do Sistema Tribunais de Contas do Brasil.
A capacitação tem por objetivo aferir o nível de efetividade dos Tribunais de Contas, identificando subsídios para a tomada de decisões estratégicas, apresentando à sociedade os efeitos das ações desenvolvidas pelos órgãos de controle de forma objetiva e transparente.
O Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, integrou a mesa de autoridades durante a solenidade de abertura do curso. “Este treinamento é muito relevante, uma vez que os Tribunais de Contas estão muito envolvidos em avaliar as políticas públicas, e nada mais natural que o Tribunal de Contas se autoavalie e demonstre para a sociedade os benefícios de sua atuação”, declarou.
Durante a programação do curso, que seguirá até quarta-feira (06), serão compartilhadas experiências exitosas da Corte de Contas carioca e de outras iniciativas, conhecimentos técnicos e práticos para mensuração dos resultados gerados pela atuação dos órgãos de controle com base na metodologia do Manual de Quantificação de Benefícios editado pela Atricon (MQB).
O curso é uma iniciativa do TCM Rio, com a realização conjunta da Atricon, IRB, CNPTC e Abracom.