Conselheiro Edilberto Pontes palestra sobre Políticas Públicas e TI em evento no TCE de São Paulo

Big Data é um novo patamar para avaliação de políticas públicas” que, entre as definições, estão combinação de diferentes tecnologias e processos para extrair conclusões de dados não convencionais e dados com características de variedade, velocidade e volume.

As informações foram explanadas durante palestra do vice-presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, na programação do 4º Encontro Técnico de Governança e de Tecnologia da Informação (TI) dos Tribunais de Contas do Brasil, nesta sexta-feira (15/10), no TCE de São Paulo. A apresentação do Conselheiro, que também é vice-presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), teve como tema “Avaliação de Políticas Públicas e a TI”.

O Conselheiro Edilberto apontou manuais do Governo Federal, que destacaram motivos de como a Avaliação de Políticas Públicas tornou-se central na agenda dos governos: necessidades limitadas, recursos insuficientes e mal direcionados, combate à cultura do incrementalismo, ação dos grupos de interesse com pouca resistência a partir de critérios técnicos, necessidade de evidências para tomada de decisões e ampliar a accountability.

Entre os principais desafios para o uso da tecnologia da informação [destacadas na apresentação do Conselheiro] estão: Investimentos elevados, treinamento intenso, encontrar correlação e concluir que encontrou causalidade, utilizar dados errados e/ou mal coletados e viés de confirmação (optar por dados e modelos analíticos que confirmem suas crenças e preferências).

Fonte:

https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4719-conselheiro-edilberto-pontes-palestra-sobre-politicas-publicas-e-ti-em-evento-no-tce-de-sao-paulo

Voltar ao topo