50 anos do Instituto Rui Barbosa

Neste mês de outubro, o Instituto Rui Barbosa (IRB) comemora 50 anos de existência e de contribuições para o sistema de controle externo brasileiro. Reconhecido como “A Casa do Conhecimento” dos Tribunais de Contas do país, o IRB desempenha um papel fundamental para essas instituições, atuando no fortalecimento institucional, na padronização de procedimentos, na defesa dos interesses comuns, como fórum permanente de discussões e debates e no apoio técnico a esses órgãos de controle e acompanhamento das finanças públicas.

Por meio dos seus 20 Comitês Técnicos, o Instituto Rui Barbosa abrange os mais variados aspectos das políticas públicas nos Estados brasileiros – a exemplo de Saúde, Educação, Primeira Infância, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Auditoria do Setor Público, Aperfeiçoamento Profissional, Estudos e Acompanhamento Legislativo, entre outros – trabalhando em consonância com as tendências internacionais de gestão para garantir que as políticas públicas tenham efetivos resultados para a vida dos cidadãos.

Para o sucesso do trabalho do IRB ao longo destas cinco décadas, tem sido vital a realização de parcerias, inclusive internacionais, com universidades e órgãos públicos e privados, que resultaram na realização de estudos, pesquisas, seminários, congressos, conferências e uma vasta produção de conhecimento, que tem impactado positivamente no dia a dia dos Tribunais de Contas. Um exemplo é a intensa troca de experiências, capacitações e desenvolvimento dos servidores, contribuindo para o aprimoramento da atuação dessas instituições em favor da transparência e da eficiência na gestão pública, fazendo com que o IRB se torne a cada dia mais uma referência no campo dos Tribunais de Contas.

Também podem ser destacadas as discussões para estabelecer normas e diretrizes para a atuação dos Tribunais de Contas, buscando a uniformização dos procedimentos e boas práticas de controle externo, além do suporte técnico e das orientações, pareceres e estudos especializados sobre temas específicos relacionados às atividades de controle externo.

Esse conjunto de ações só tem sido possível graças à participação efetiva de todos os Conselheiros, servidores, auditores e funcionários do sistema de controle externo brasileiro. Pode-se afirmar que a força da atuação do IRB é a força da união de seus integrantes, nas diversas instâncias, contribuindo para a convergência de conhecimentos em benefício de toda a sociedade.

Ao completar 50 anos, o Instituto Rui Barbosa também é impulsionado a se preparar para os próximos desafios, vislumbrando as oportunidades para avaliar e aprimorar ainda mais seu trabalho, visando ao fortalecimento contínuo dos Tribunais de Contas do Brasil.

A Tarde, 25/10/2023.

Back to Top